Whatsapp

Governo Federal irá lançar o ENEM DOS CONCURSOS

São quase 8.000 vagas mais 24.000 de cadastro de reserva, com edital previsto para Dezembro de 2023!!

Imagem e bloco de texto Odoo

Pintou alguma dúvida?
(69)  9 9978-5668  

Compartilhe 



Objetivos do CNU - CONCURSO NACIONAL UNIFICADO


O CNU - Concurso Nacional Unificado anunciado dia 01/09/2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), vai preencher quase 8 mil vagas no serviço público

Edital deve ser publicado em Dezembro de 2023 e prova já ocorre final de Fevereiro de 2024, segundo informado pelo secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.

Existe um déficit de 73.000 vagas no governo federal que deixaram de ser repostas nos últimos 6 anos.

O CNU é uma iniciativa proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos outros órgãos do governo federal, tendo como objetivos:


1º) Agilizar os processos seletivos, centralizando os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal

2º) Democratizar o acesso à concorrência aos cargos públicos, já que a maioria das vagas são para Brasília e muito brasileiros não participam porque estão distantes. As provas serão realizadas em 180 cidades pelo país. Em Rondônia, ocorrerão em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena

3º) Construir um serviço público com a cara do povo brasileiro. Uma burocracia que represente a diversidade da população. Isso garante maior legitimidade à máquina pública devido à seleção de pessoas com vivências diferentes capazes de incidir na elaboração de políticas públicas.


Como será organizado o CONCURSO NACIONAL UNIFICADO?


O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante. A inspiração para este modelo é o ENEM,  que já esteve em 1.727 municípios com aproximadamente 5.1 milhões de inscritos. Desta forma, busca democratizar o acesso às vagas públicas a partir da dispersão geográfica na realização do concurso, além de seguir políticas de acessibilidade e inclusão.

O Concurso Nacional Unificado prevê o estabelecimento de uma estrutura de governança sob a coordenação do MGI, em parceria com órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia Geral da União (AGU). Além disso, o arranjo prevê a participação de comissões setoriais formadas por representantes de cada órgão ou entidade envolvidos. Contaremos também com a presença da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) como observadores externos durante todo o processo.


Qual o cronograma das próximas etapas do concurso?



A adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado é voluntária e, segundo o cronograma do Ministério da Gestão, deverá ser realizada até o dia 29 de setembro. O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro.

A prova tem data provável no dia 25 de fevereiro de 2024. Neste dia serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas por área de atuação governamental. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem. 


Confira o cronograma:


Até 20/set - ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador


Até 29/set - adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado


Até 20/dez - publicação do edital do Concurso Nacional Unificado


Data indicativa inicial de 25/fev - realização da prova em dia único



 Como será a oferta de cargos e vamos vagas desse concurso unificado?


As vagas oferecidas pelos diversos órgãos participantes do certame, são de nível médio e superior, em alguns casos com a exigência específica de determinada graduação. O candidato deve ficar atento a isso.


A proposta do Ministério da Gestão é que, no momento da inscrição no Concurso Nacional Unificado, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame.


Depois desta escolha, os candidatos deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.


Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as provas específicas (objetivas e dissertativas)  do bloco de sua escolha.


As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco.


A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado.

 

O edital poderá contemplar até 7.826 vagas mais cadastro reserva, conforme adesão dos órgãos, para diversas carreiras já autorizadas pelo governo. Confira quais são as áreas previstas no novo edital:


Áreas de Atuação Governamental Vagas Autorizadas


1. Administração e Finanças Públicas 580

2. Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação 1.015

3. Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário 1.040

4. Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação 1.194

5. Políticas Sociais, Justiça e Saúde 1.470

6. Trabalho e Previdência 940

7. Dados, Tecnologia e Informação Pública 895

8. Nível Intermediário 692


TOTAL 7.826




O que vai cair na prova?




Foi informado que os candidatos ao escolherem o bloco que desejam concorrer, deverão participar de 2 provas distintas:

1ª) Prova de conhecimentos comuns a todos os cargos
2ª) Prova de conhecimentos específicos e dissertativa por blocos temáticos

Não foi informado ainda quais seriam os conteúdos a serem cobrados em cada prova mas, pelo histórico dos últimos editais, entendemos que as disciplinas mais prováveis e que fazem mais sentido de serem cobradas na prova de conhecimentos comuns seriam:

✅Língua Portuguesa
✅Direito Constitucional
✅Direito Administrativo
✅Informática Básica
✅Raciocínio Lógico

Já a prova de conhecimentos específicos, cada bloco deverá reunir as disciplinas que estão relacionadas aos respectivos órgãos participantes do certame.

A definição exata do que vai cair, somente será confirmado no momento da publicação do edital em Dezembro de 2023 e, qualquer iniciativa antes disso está se tratando de uma previsão que pode ser atendida no topo ou em parte do que está sendo previsto.


O prazo de validade do concurso provavelmente será de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma vez e por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, as convocações de aprovados poderão ser feitas.





Você quer passar em um concurso público? Então se inscreva em nossas redes sociais para assistir a várias AULAS GRATUITAS AO VIVO, com os melhores professores da região, para você gabaritar os concursos que estão vindo por ai em 2023!





Imagem e bloco de texto Odoo

Pintou alguma dúvida?
(69)  9 9978-5668  

Não está decidido ainda?  

Compartilhe

Tudo bem! Se inscreva em nosso curso demonstrativo sem compromisso e conheça o que temos para te ajudar nesse concurso!

INSCREVA-SE AQUI


Texto e bloco de imagem Odoo


PORQUE SOMOS A SUA MELHOR OPÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA ESSE CONCURSO?

MÉTODO FLEXÍVEL



Você escolhe se quer estudar presencialmente, pela internet ou ou dois juntos. Vai de acordo com a sua realidade de vida e perfil.

AULAS DINÂMICAS


As aulas são bem dinâmicas e intuitivas, mantendo sempre um alto astral, através de uma metodologia diferenciada que permite ao aluno ter maior comodidade e flexibilidade.

MENTORIA COM FOCO EM RESULTADO


O aluno do projeto ESSA VAGA É MINHA participa de um acompanhamento personalizado desde o primeiro momento. 

SIMULAÇÃO DE CONCURSO


A cada semana, o aluno participa de uma simulação de concurso de acordo com o conteúdo que foi trabalhado, potencializando o seu processo de aprendizagem.

EQUIPE RENOMADA


A equipe de professores do Excelência, são profissionais já consagrados no mundo dos concursos e ocupam o alto escalão dentro da administração pública. 

APP GERENCIADOR DE ESTUDOS


O aluno consegue fazer todo o curso pelo seu celular sem precisar carregar mais nada. Tudo é acompanhado 24 horas por dia e o feedback do aprendizado é instantâneo

MATERIAL PERSONALIZADO



A cada concurso, preparamos um material focado no edital e no perfil da banca, para que o aluno não perca tempo e foco.

TRADIÇÃO EM APROVAÇÃO


Desde 2005, o Excelência trabalha com concursos e já aprovou milhares de pessoas. Não começamos ontem, já somos referência em resultado. 

SUPORTE AO ALUNO



O aluno não fica com dúvida. Temos suporte tira-duvidas por chat, forum, e todo o conteúdo é ministrado para que tenha aprendizado de excelência.