Concurso Correios: empresa confirma estudos para nova seleção
Concurso Correios começou a ganhar força após despacho do presidente Lula que revoga processo de privatização
Previsão de novo edital
Um novo concurso Correios já começa a ser discutido internamente, de acordo com as últimas informações divulgadas pela empresa.
Por enquanto, ainda não há alguma definição em termos de cargos e vagas que poderão ser contemplados, uma vez que o processo ainda tramita internamente, em fase inicial.
Vale ressaltar que a realização do certame ganhou força a partir de 2 de janeiro de 2023, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva publicou despacho revogando o processo de privatização de oito empresas públicas.
Em 2017, o Correios chegou a iniciar os preparativos para um concurso, que acabou não se concretizando. A expectativa, na ocasião, foi de 2.000 vagas além de cadastro reserva, em 11 Estados, incluindo São Paulo, mais o Distrito Federal. O edital apresentaria oportunidades para carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Ambos os cargos exigem ensino médio completo.
Cargos e requisito para o concurso Correios:
1) Atendimento Comercial, Carteiro e Operador de triagem e transbordo – certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente;
2) Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior – Ensino Médio e certificado de conclusão de curso de Auxiliar de Enfermagem;
3) Técnico de Segurança do Trabalho Júnior – Ensino Médio e de Curso de Técnico em Segurança do Trabalho;
4) Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior – Diploma ou certificado de conclusão de Bacharel no curso de Engenharia ou Arquitetura. Certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação. Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe;
5) Enfermeiro do Trabalho Júnior – Nível superior em Enfermagem, com especialização em Enfermagem do Trabalho;
6) Médico do Trabalho Júnior – Ensino superior em Medicina; especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente.
Saiba como foi a última seleção:
O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.
Em 2017, os cargos foram os seguintes:
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior - 12 vagas
Técnico de Segurança do Trabalho Júnior - 21 vagas;
Enfermeiro do Trabalho Júnior - 2 vagas;
Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior- 9 vagas
Médico do Trabalho Júnior - 44 vagas.
A organizadora, na ocasião, foi o IADES.
Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:
Carteiro,
Atendente Comercial
Operador de Triagem e Transbordo